Tuesday, January 31, 2012

Bilbao - Dezembro

Depois de 1 semana quase em Barcelona, fomos para Bilbao. Bilbao ja tinhamos ido, mas nao tinha postado ainda sobre, entao como fiquei devendo daquela vez vou contar como foi daquela vez e depois digo como foi dessa vez.

-= Dezembro 2011

Chegamos de onibus de Madrid, na estacao de San Mames, entao antes de ir para a casa da Tia Modes, paramos para ver o estadio do Athletic Club Bilbao. O estadio estava fechado e nao nos deixaram entrar para tirar fotos, uma pena.

Eu nao lembrava muito bem como era o caminho para a casa da Tia Modes, entao a gente se perdeu, tivemos que perguntar muitas vezes no caminho, ate que um velhinho de um bar disse que nos levaria ate la, e ele nos levou, bem simpatico.

No dia seguinte nos encontramos com um primo nosso, Josu, para conhecer Bilbao. Marcamos de nos encontrar na estacao de trem de Abando, na estacao tem um vitral muito bonito, que conta as principais tradicoes de Bilbao, como os esportes tradicionais, profissoes, entre outras coisas. De la fomos andando ate o Casco Viejo, que a traducao seria algo como Centro Antigo. Andamos por todo o Casco Viejo, vimos coisas como a igreja e a Real Academia de Letras Basca.

De la fomos ate o Guggenheim. Chegando no Guggenheim vimos que eles estavam soltando uma nevoa na lateral, bem macabro. O Guggenheim e' maravilhoso, tem uma arquitetura muito interessante, que de qualquer lado que se olha se ve um barco. Ao lado do Guggenheim fizeram um parque bem bonito, e na frente tem o Puppy. Puppy e' um cachorro do Guggenheim feito de flores, que 2 vezes por ano eles renovam todas as flores dele, ele e' bem alto mas e' bem bonito.

Subimos o funicular de Artxanda, que e' um monte que tem em Bilbao, que se pode ver toda a cidade desde la de cima. O tempo estava bom la em cima, apesar de estar chovendo o dia inteiro, quando chegamos la havia parado. A vista e' bem interessante.

Depois fomos ate Arbuyo, um povoado aonde meu pai cresceu, eu jah tinha ido mas meu irmao nao, entao foi bem legal para que ele conhecesse. O povoado e' bem pequeno mesmo. De la fomos ate uma minas de carvao que tem por perto, fazia muito frio la, mas foi bem legal, ver outras paisagens e as proprias minas.

No dia seguinte saimos com o irmao do Josu, Gabi, para conhecer coisas fora de Bilbao, entao fomos ate a praia de Plentzia. No caminho passamos por um castelo chamado Butron, que descobrimos ser falso. Falso pois nenhum nobre de fato morou la, nao era usado para defesa de nada, construiram so por que era legal, mas mesmo assim o castelo e' bem bonito. Quando chegamos em Plentzia, chovia muito, e fazia muito frio, mal deu para sairmos do carro e ver a praia e bater fotos.

Na volta de Plentzia a Bilbao, Gabi deixou com outra prima nossa, Nuria (irma de Itziar), e essa nos levou a patinar no gelo. Foi uma experiencia muito legal, eu nao patino nada, meu irmao menos ainda. Demos varias risadas, o negocio e' muito dificil, ate pegar a pratica de se manter em pe no gelo voce fica bastante tempo grudado na lateral da pista. Eu pelo menos nao cai nenhuma vez, meu irmao tomou alguns tombos. Foi bem divertido, deu a impressao de que foi muito rapido, mas ficamos la por 1 hora.

Bom na volta a Madrid uma coisa que foi muito legal, foi que vimos neve na estrada, muita neve. Bom tive que dividir o post em dois senao ia ficar muito extenso.

Abracos e beijos

0 comments:

Post a Comment

 
;